Ponte dos Arcos Imprimir E-mail

A ponte dos arcos situa-se na Estrada Conservatória / Santa Isabel do Rio Preto, entre as localidades de Conservatória e Pedro Carlos, as margens do rio da Prata, junto a uma pequena cachoeira, entre morros. Foi inaugurada no século XIX, no ano de 1884.

No ano de 1876, o então Distrito de Santo Antônio do Rio Bonito, hoje Conservatória, estava no auge com seus cafezais. O único meio de transporte era feito no lombo de burro.a Ponte dos Arcos foi construída entre 1877 e 1883 pela Estrada de Ferro Santa Isabel, empresa criada pelos isabelenses para escoar a produção cafeeira da região. Mais tarde o trecho foi comprado pela Sapucahy (1889-1910) e posteriormente passou a Rede Sul-Mineira (1910-1931)e finalmente Rede Mineira de Viação (1931-1961). A inauguração pelo imperador, em Conservatória, se deu porque o túnel do capoeirão ainda não permitia o acesso à Santa Isabel (informações fornecidas pelo Sr. Cesar Marques). Em 1963 passou por ela o último trem para recolhimento dos trilhos.

A Ponte dos Arcos possui 100m de extensão, 12m de altura e 4m de largura e foi construída em pedra, cal e óleo de baleia. Compõe-se de dois arcos plenos, construídos à maneira egípcia, com pedras justapostas, funcionando a tração e compressão. Sua base é constituída de grandes pedras sobrepostas e o corpo da ponte com pedras menores e roliças.

A Ponte dos Arcos foi desativada em 1961 no Governo Jânio Quadros e hoje é uma das únicas pontes da antiga rede mineira que ainda se conserva em pé.Conta seu Salvador, morador da região, que perto da Ponte dos Arcos moravam algumas pessoas malfeitoras e que naquela época, alguns Turcos vendiam mercadorias batendo de porta em porta na rota da Rede Mineira de Viação, do Rio de Janeiro para Minas Gerais e vice-versa. Diz ele que essas pessoas matavam os Turcos para roubar suas mercadorias e tal fato foi descoberto por uma parteira da região em uma ocasião em que foi chamada para fazer um parto em uma das casas perto da Ponte dos Arcos, e, tendo visto algumas malas dos Turcos, chamou a polícia. Conta também que as imediações da Ponte dos Arcos é mal assombrada, já tendo visto fantasmas na região.

Home O que Fazer Pontos de Interesse Ponte dos Arcos