Túnel do Capoeirão Imprimir E-mail


O Túnel do Capoeirão tem cerca de 400 metros de comprimento, e foi construído pela Cia. Estrada de Ferro Santa Isabel entre 1877 e 1886 para dar passagem aos seus trens que escoavam a produção de café daquela região até Barra do Piraí. Tal trecho só viria a pertencer à RMV muitos anos depois (informações fornecidas pelo Sr. Cezar Marques). Poucas pessoas sabem contar alguma coisa sobre ele, e, uma dessas pessoas é o Sr. Salvador Tomás da Silva, morador das redondezas do túnel desde seu nascimento em 07 de julho de 1917.

Conta ele que o Túnel do Capoeirão foi construído pelos escravos e, na sua construção morreram muitas pessoas, eram pessoas vindas da Bahia,conta também que foi apresentado por seu pai a várias dessas pessoas e que o trabalho foi todo feito a mão e as pedras retiradas da escavação foram retiradas por carroças e jogadas em ambos os lados do túnel.

Conta também que em uma determinada época, Washington Luis era Presidente da República, e Getúlio Vargas ganhou as eleições, vindo para o Rio de Janeiro, começando assim uma guerra entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e esse túnel ficava cheio de policiais para que os mineiros não entrassem no Rio e os cariocas não entrassem em Minas. Que aqui perto do túnel só tinham seis casas, que eram das pessoas que faziam a manutenção da ferrovia.

Estima-se que o Túnel do Capoeirão levou cerca de 10 anos para ficar pronto.

 
Home O que Fazer Pontos de Interesse Túnel do Capoeirão