Hotel Fazenda Florença Imprimir E-mail

Além das belezas naturais, o Hotel Fazenda Florença, em puro estilo colonial, foi erguido numa verdadeira e autêntica Fazenda Histórica do Brasil Império, proporcionando aos visitantes e hóspedes uma deliciosa viagem no tempo.

A Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite (os Barões de Itambé e de Vassouras foram considerados membros centrais do clã), de origem portuguesa, que vindos de MG, migraram para as terras fluminenses do Vale do Paraíba, atraídos pela riqueza do café da região. Estes afazendaram-se, então, em Barra Mansa, Conservatória, Valença e Rio das Flores. A primeira sede da Fazenda Florença foi fundada em um pequeno sobrado, que fora demolido em seguida, construindo-se, assim, a atual sede, erguida no século XIX, no ano de 1852.

Na nova sede, destaca-se, no centro da fachada principal, um imponente e requintado alpendre, de influência italiana, que é todo encimado por um frontão sustentado por colunas de madeira trabalhada, sendo estas apoiadas em pilares de cantaria e com gradis de ferro entre eles. O acesso ao alpendre é feito através de duas escadas laterais de pedra, protegidas por gradis.

O casarão foi todo projetado em U, com um pequeno pátio central. Sua construção foi feita em base de pedra e piso de peroba do campo, sendo esta uma árvore em extinção na região.O alpendre, as pestanas das janelas e os adornos das colunas nos ângulos das paredes externas são detalhes decorativos neoclássicos. Enquanto as paredes internas foram todas levantadas em adobe.O interior da Sede está bem cuidado e decorado com móveis e objetos de época, fruto da adequada restauração empreendida há alguns anos. Na sede da fazenda, aberta à visitação em horário programado, pode-se conferir o mobiliário datado do século XIX, que faz parte da decoração.

Home O que Fazer Arte e Cultura Hotel Fazenda Florença